Nota:

Minha foto
Menino besta cheio de sonhos aprisonado no corpo de um homem sóbrio e cheio de desejos.

Escolha a dose.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Por Cora Coralina

    Vive dentro de mim 
uma caboclo velho 
de mau-olhado, 
acocorado ao pé 
do borralho, 
olhando para o fogo.
 Benze quebranto. 
Bota feitiço... 
Ogum. Orixá. 
Macumba, terreiro. 
Ogã, pai-de-santo.
 Vive dentro de mim
 o verdureiro sem futuro. 
Seu cheiro gostoso 
de verde e terra. 
Unhas imundas. Marcas da enxada na camisa rota. Sua fé cega em Santo Expedito.

   Vive dentro de mim 
o homem ao pé do fogo. Cozinha como cozinha. 
Quitute bem feito. 
Panela de barro. 
Taipa de lenha.
 Cozinha antigo 
todo pretinho. 
Bem arrumado e cheirando a pó. 
Pedra de ralar. 
Cumbuco de coco. 
Pisando alho-sal.
   
Vive dentro de mim 
o homem do povo. 
Bem proletário. 
Bem linguarudo, 
desabusado, 
sem preconceitos, 
de casca-grossa, 
de tamancos 
e filharada. 
Vive dentro de mim o homem da rua. Enxerto de asfalto, trabalhador. 
Madrugador. 
Analfabeto. 
De pé no chão. 
Bom fudedor. 
Bom de meninos. 
Seus doze filhos, 
seus vinte netos. 

   Vive dentro de mim o cabra safado. 
Meu irmãozinho 
tão desprezado, 
tão murmurado.
 Fingindo ser alegre 
seu triste fado. 

   Todas as vidas 
dentro de mim: 
Na minha vida - 
a vida mera 
dos obscuros.

2 comentários:

Júlia disse...

Gostei daqui, voltarei.
Beijos

David Sento-Sé disse...

Seja bem vinda Júlia. A casinha é sua.