Nota:

Minha foto
Menino besta cheio de sonhos aprisonado no corpo de um homem sóbrio e cheio de desejos.

Escolha a dose.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Egolatria

    Você se ama? Bom né a gente se amar?
    E como é que fica aquela máxima do messias “Ama o teu próximo como a ti mesmo”? Hum? E aí? Fica difícil não é mesmo?
    Na prática a gente perambula pelo mundo é praticando o contrário. E pior: A gente vive doido é pra que todos os outros, esses tais de “próximos”, acabem amando a gente mais do que a gente ama a gente mesmo.
    A técnica é mesquinha, fácil e comum a todos nós:
    Primeiro a gente, como nos foi ensinado, acha que somos o que fazemos ou realizamos. Ou seja, adoramos nossos feitos e nunca nos cansamos de contar nossas incríveis façanhas mesmo para uma platéia nada interessada nisso. E aí é um tal de “aí eu fiz, aí eu disse, aí eu peguei, aí eu bati,aí eu bebi, aí eu comi (no caso masculino o “eu comi” é até a mais freqüente das façanhas) e por aí vai.
    Vangloriemo-nos então, deve funcionar. Talvez algum crédulo de plantão escute e pense – Poxa que coisas incríveis. Você pode virar uma espécie de herói sabe?
    Outra estratégia bem bacana é procurar sempre estar certo. Essa é fatal, mas exige lábia e competência. De saída esquece esse negócio de ser feliz, ou de estar em equilíbrio com o mundo, harmonia e tal, isso é coisa de quem não se ama. Seja lá qual for o assunto você tasca sua opinião na roda e não deixa ninguém discordar. Argumenta, enche a pessoa de exemplos, mostra conhecimento de causa e se nada disso funcionar, você fala sem parar por que, no final, você acaba vencendo nem que seja pelo cansaço. Além de vencer, que é o que você quer na realidade, você ainda ganha, de bônus, a estória desse embate pra somar-se ao item anterior: Façanhas Vitoriosas.
    Outra boa é ser superior. Não caia nessa filosofia de Guru que fala que nobreza é procurar ser melhor do que o que você era. Esquece. O negócio é ser, ou parecer ser, melhor do que os outros são. Esse é o ponto da questão.
    Se você encontrar alguém no caminho demonstrando ser super humilde, não esqueça, some os conselhos anteriores e trate de provar que você é muito, mais muito mais humilde do que essa pessoa.
    Outro aspecto extraordinário do amar a si mesmo é o se ofender com qualquer coisa. Não sério, olha só: Se você procurar motivo pra se ofender vai achar um montão. É só olhar em volta, que no seu dia-a-dia, tem um monte de oportunidade. O peso do seu trabalho excessivo, a falta de reconhecimento, a amizade não retribuída, as pessoas que não seguem o seu exemplo, as injustiças que você, jamais, cometeria com ninguém... Motivo não falta é só procurar. Como brinde, nesse item, você ainda pode acabar se aborrecendo com isso, sofrendo até, quem sabe lá e isso lhe levará, automaticamente, ao nosso próximo passo: O Coitadinha de Mim.
    Ah! Hum... Eu adoro isso. Orra, você é tão perfeito em suas epopéias, tão certo nas coisas que fala, tão, tão... Nossa você é tão “Tão” e ninguém reconhece isso? Ai-meu-Deus! Coi-ta-do. Gente? Eu tou com tanta pena de você que nem vou falar mais nada.
    Mas não se esqueça: Ególatra que se preza, que se ama de verdade, mais que qualquer outra coisa no mundo, pode praticar o “tadinho”, mas nunca deve se esquecer dos aumentativos. Tou falando sério veja bem:
    Significado de Aumentativo
adj.Que aumenta.
S.m. Gramática. Tipo de derivação vocabular dos substantivos, realizada por meio de sufixos, como ão, alhão, ázio, arra, que encerram idéia de aumento: facão, vagalhão, copázio, bocarra.
    Tem que ter o carrão, o somzão, o vestidaço, o peitão, o amorzão, afinal, ego se alimenta de reputação gente. E é nisso que o ególatra deve se concentrar vinte e quatro horas por dia. Por que de nada vale o que você acha de você mesmo, o lance é o que os outros pensam de você.
Hey! (Em inglês, ta vendo?) Não vá perder tempo com formação de caráter, retidão ou até sensatez hein? Tou falando de EGO.
    Bom, agora que já dei a receita, pratique. Tenta aulas práticas depois de tanta teoria, tenta luxúria, gula,  avareza, ira, soberba, vaidade e a maravilhosa preguiça.
    Se nada der certo, faz um blog e masturba seu ego com cada comentário elogioso. Quem sabe seu ego não cresce um pouquinho e vira um EGÂO.

4 comentários:

Anonima disse...

Poxa! Faltou mencionar a inveja. Foi o que senti ao ler. Queria tanto, mas tanto, escrever assim. Não se preocupe a minha inveja não mata, viu? Adelaide Albuquerque

Murijoe disse...

Muito bom o txt tio! um monte de gente deve se enxergar em algum lugar dele, até pq somos todos um pouco ególatras.. mas nada em excesso é bom né..

#curti

Anônimo disse...

À César oq é de César: foda!

Kate disse...

É um texto para ser refletido, no entanto eu o acho triste, revoltado. Resultado de alguma coisa que não deu certo, de decepção como mundo. Não gostaria de me sentir assim. Posso estar errada mas na primeira vez que li tive muita raiva e não consegui fazer um comentário pertinente. Hoje consegui ler com calma e decidi comentar. Espero não lhe chatear com isso mas minha alma ficou incomodada com sentimento passado aí. Manter o ego em equilíbrio é uma boa forma de estar de bem com o mundo e consigo mesmo, não precisa ir atrás dos elogios, isso não massageia o ego. Os elogios devem vir pelo merecimento, fluindo, pelo que a pessoa é e não pelo que aparenta ser. Se expor pra cavar elogios não funciona. A gente até que pode se expor por um prazer proprio e aí quando o elogio vem, esse sim vale pro nosso ego, massageia, faz bem à saúde e à alma e nos dá aquela coisa que vivemos procurando, a tal da felicidade.